Foto: @_jeffersoncouto_ / Brasil
No mês de abril, do ano passado, o Brasil de Pelotas havia feito um acordo para não sofrer um transfer ban e conseguir inscrever atletas na disputa da Série D do Brasileiro. Contudo, antes do Gauchão 2025 começar, a novela se repetiu com um novo capítulo. O clube está proibido de inscrever jogadores no BID da CBF para o Estadual.
Porém, nesta semana, véspera do Campeonato Gaúcho começar, dirigentes Xavantes foram até a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e conseguiram resolver a pendência para a inscrição dos atletas no sistema da CBF, caso contrário não teriam jogadores aptos para os jogos.
Em entrevista à Rádio Universidade, de Pelotas, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, falou sobre a situação:
"Estivemos aqui reunidos, uma das situações ela já foi totalmente solucionada através de uma intervenção nossa, uma intermediação da Federação e já está para ser solucionada. A outra já está bem encaminhada, nós tivemos a informação na segunda-feira (13) também. O que a Federação também pode auxiliar é de pedir que os clubes façam a contratação e a sua gestão conforme aquilo que recebe. Se tu gastar muito mais do que recebe, vai ter problema ali na frente e muitas vezes tu tem que entender que uma permanência muito extensa em uma determinada competição, se tu não tiver a gestão adequada, ela acaba te trazendo algum tipo de problema financeiro ali na frente", disse Luciano Hocsman.
Em entrevista coletiva, Gonzalo Russomano, vice-presidente do Brasil de Pelotas explicou que o transfer ban sofrido foi por uma dívida com o ex-técnico Thiago Gomes e com a empresa PP Sports. Contudo, ele alertou que outros podem vir pela frente na temporada.
"Quanto ao transfer ban do Thiago Gomes, ele foi resolvido na terça-feira. O outro da PP Sports ainda estava num processo de negociação pra saber como é que seria pago. Eu não recebi ainda a informação, mas acredito que ontem já deve ter sido solucionado, então essa entre quinta e sexta, mais tardar na segunda-feira já devem aparecer no BID os jogadores do Brasil no BID.
Então a torcida pode ficar tranquila que a gente conseguiu acertar esses dois transfer ban aí dos tantos que a gente tem. E nós já estamos fazendo uma estratégia para começar a negociar os que vão começar a estourar agora tão breve", explicou o vice-presidente Xavante.
O que é transfer ban?
Transfer ban é uma punição administrativa aplicada pela FIFA a um clube de futebol que descumpre as regras da entidade. A punição impede o clube de registrar novos jogadores até que a dívida seja paga.
O transfer ban é aplicado quando o clube:
Não paga a um outro clube por uma transferência de jogador
Não paga salários ou outros valores a um jogador
O clube pode ser punido com transfer ban se o clube credor ou o atleta entrar com um pedido na FIFA. O clube tem um prazo para pagar a dívida. Se o clube não pagar, pode sofrer punições mais graves, como rebaixamento de divisão.
Comments