O presidente do Caxias, Mário Werlang, vai cumprir uma das suas últimas agendas como mandatário do clubes nesta semana. Ele está deixando o cargo e o Grená passará por eleições no dia 23 de setembro.
No entanto, a agenda do atual presidente será importante. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abriu um inquérito para apurar uma suposta escalação irregular do Caxias na Série C do Brasileirão e o mandatário irá dar explicações.
Após uma notícia de infração do Sampaio Corrêa, a procuradoria do STJD decidiu investigar o caso antes de se posicionar pelo arquivamento ou encaminhar uma denúncia oficial da situação. A polêmica envolve a quantidade de jogos que o atleta Yuri Ferraz fez pelo ABC antes de se transferir para o Centenário.
Conforme informação do Jornal Pioneiro, Mário Werlang, juntamente com o departamento jurídico do clube, o vice de futebol Paulo Cesar Santos e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, viajam até o Rio de Janeiro. Eles serão ouvidos na quinta-feira e darão a versão do Caxias sobre a situação. O ABC, clube que Yuri atuou antes de se transferir a Caxias do Sul, e a própria CBF também foram chamados.
Depois de ouvir todos os lados, a procuradoria decidirá se encaminha uma denúncia e o Caxias vai para julgamento, ou arquiva o caso.
ENTENDA A POLÊMICA
O caso envolve o jogador Yuri Ferraz. O atleta estava no ABC e, depois, se transferiu para o Caxias. Contudo, Ferraz teria entrado em campo em quatro jogos pela Série C do Brasileiro, enquanto o regulamento da competição permite apenas três partidas.
O problema em questão teria ocorrido no duelo contra o Athletic-MG, em 5 de maio. De fato Yuri entrou na partida após uma confusão nas substituições do ABC, mas a súmula do jogo em questão mostra que quem entrou foi o atleta Ruan. Assim, nos documentos oficiais o jogador Yuri tem apenas três jogos.
O Caxias afirma ter sido vítima de um erro da arbitragem e do delegado responsável pela partida. Inclusive, o clube chegou a fazer uma consulta à CBF quando lhe chegou a suspeita e não foi avisado de nenhuma irregularidade.
Caso seja denunciado e punido, o Caxias poderia perder até 27 pontos e assim estaria rebaixado para Série D do Brasileiro.
Comments