Foto: Leonardo Fister/FGF
Se o futebol feminino gaúcho fez bonito em 2024, as árbitras e árbitras assistentes do quadro da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS também tem do que se orgulhar. A 22ª Pré-Temporada da Arbitragem Gaúcha teve o maior número de mulheres da sua história. Foram duas árbitras centrais e oito árbitras assistentes que participaram dos trabalhos práticos, teóricos e específicos para o Árbitro de Vídeo - VAR.
A árbitra assistente FIFA, Maíra Mastella Moreira, afirma que esse crescimento é fruto tanto do trabalho das árbitras atuais, quanto das pioneiras na profissão.
– Na minha primeira pré-temporada, em 2017, havia apenas três meninas. Hoje somos dez. Com certeza isso mostra não só a luta destas mulheres, mas também a luta daquelas que vieram antes de nós e abriram os caminhos para termos este espaço na arbitragem gaúcha – destacou Maíra.
A árbitra Andressa Hartamann, que está no quadro da CEAF/RS desde 2018, salientou que as oportunidades oferecidas pela Comissão ajudaram a fomentar o crescimento do quadro feminino. Vale lembrar que em 2024, uma competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF foi composta por um quarteto feminino pela primeira vez na história.
– Para nós, esse número cada vez maior de árbitras, é uma conquista muito grande. Acredito também que as oportunidades que a gente tem recebido da Comissão ajudou a aumentar o número de mulheres. Então é uma felicidade muito grande poder viver este momento e espero ver esse quadro feminino cada vez maior – finalizou Andressa.
Comments